quarta-feira, 15 de junho de 2011

Poker Face

Olá caros leitores ^^Como estão?
Para começar tenho de vos pedir imensas desculpas por algum tempo não dar notícias e não dar uma com vocês,mas ultimamente o meu parceiro de dar umas tem sido mesmo as frequências e dois dias de Santos (tinha de ser, senão acabo a faculdade sem saber o que isso é como deve de ser que apenas tive um ano disso e não fez juízo sobre essa matéria).
Qualquer dos modos ,tenho-vos a dizer que estou meio "arhhhh" (chateada.... fodida vá, com a Tvi). A Tvi já de si é um canal de televisão meio merdoso, com pouca qualidade (ao meu ver) e só passa programas de caca (e nem vou perder tempo a identificá-los e enumerá-los). Mas há um programa em específico que fico a olhar para aquilo como quem olha para o ar e não vê nada. A partir da uma ou mais da manhã (não sei o horário do programa ao certo) começa a passar um programa de jogadores de poker, intitulado: "Pokerstars". Ora, se muitos portugueses têm o meo ou assim, têm este programa que dá dia e noite os pobres coitados o dia inteiro a disfarçar ataques de pânico, ansiedade, AVC, tromboses,"jizz in my pants",entre outros através do denominado poker face. Não que um programa de poker me faça mal ou desgoste, até pelo contrário, eu até gosto, mas com tanta coisa para darem na televisão, não nos bastava o Euronews na Rtp2 que passa repetidamente e agora passam isto até uma pessoa levar com anúncios de televisão(sim , eu devia passar mais tempo a dormir e não tanto tempo a estar acordada tarde, mas afinal saiu um estudo recente a afirmar que as pessoas que se deitam mais tarde , são mais inteligentes e não quero estar a fazer essa desfeita ao meu rico cérebro..)?
Entretanto com este tema do poker , lembrei-me que no outro dia estava a ver uma programa com uma perita em linguagem corporal e fiquei muito interessada nessa matéria que consistia basicamente em descobrir como o parceiro sexual ou amoroso está a mentir, seja a mentir com qualquer assunto ou traição. Essa mesma terapeuta explicou algumas dicas que vou aqui enunciar:

Como apanhar o\a seu\sua namorado\a a mentir?

- Quando um dos conjugues pergunta: " Tu estiveste com fulano\a X?"
A resposta do traidor pode ser:
A: "Eu nunca estive com fulano\a X, eu nem sei quem é o\a fulano\a X, tu julgas que te estou a mentir?" Busted!
B: "Tu achas mesmo que eu faria isso?" (E ri-se desalmadamente). O humor é muitas das vezes usado como método de escapatória, mas na verdade é mais facilmente percebido como um: "Ena pá apanhaste-me!Era mesmo isso que me apetecia fazer \ fiz!"Busted!

Geralmente quando alguém mente evita o contacto ocular, descai um pouco a cabeça, tem tendência a agarrar os pés à cadeira ( os jogadores de poker fazem isto muitas vezes, uma vez que, não podem transparecer ao adversário que estão super bem ou estão fodidos quanto ao jogo que têm sobre mãos e por isso descarregam as suas emoções onde estes não os conseguem apanhar, nos pés). Além disso, a pessoa que mente pode também colocar a mão à frente da boca como um modo defensivo de não estar a contar a verdade e proteger-se, assim como pode acontecer a pessoa contar uma coisa e depois quando a volta a repetir já ser mil vezes diferente, com pormenores novos.Deixo-vos, portanto, aqui algumas ideias de como apanhar uns mentirosos por ai,mas desde já deixo o aviso que a informação aqui disponibilizada consiste num misto entre o que vi desse mesmo programa e de aulas que tive sobre este tema e assim como o que me foi dito nessa mesma aula , digo-vos a vocês: "Nem todas as pessoas mentem da mesma forma, portanto estas dicas não são 100% fiáveis, como é óbvio". Só pessoas vidradas e obcecadas no Lie to me (Série), vão acreditar que piscar os olhos enquanto se mente, é um sinal claro que se está a mentir....Of course NOT! Imensas vezes estava atenta a isso e chegava mesmo a dizer: "Estás a piscar os olhos, estás a mentir..lalala" o que era uma brincadeira, mas não acreditem nisso, por favor. Assim como não acreditem em dicas ( quaisquer seja ela) das revistas de 1 euro, como a Maria, Ana e sei lá mais quem...Tenham o vosso contacto ocular apurado,observem, pensem, conheçam as pessoas, as suas atitudes, personalidades, comportamentos, pois ninguém vem com um mapa de mentir ou fazer bluff com as melhores ou piores cartas no seu jogo. E sim, achei interessante o que a perita em linguagem corporal disse, foi curioso a interpretação dela, mas assim como qualquer psicólogo ou técnico tem a sua vertente teórica, qualquer pessoa também tem o seu ponto de vista a avaliar o outro e as suas atitudes.
Espero que tenham gostado e que tenham tido uns ricos santos ^^
beijinhos e abraços*
Alice*

1 comentário:

Caixeira Psicóloga disse...

as pessoas k s deitam mais tarde são mais inteligentes?!!!! boa, ker dizer k ainda há salvação para mim. qt á parte de apanhar pessoas mentirosas, por acaso os homens em particular nao tem muito jeito pa mentir e se realmente tivermos boa visao vamos acabar por perceber k eles se denunciam sozinhos. é a vida