domingo, 6 de fevereiro de 2011

É tudo uma questão de ângulo


Não sou grande fã de redes sociais mas tenho a minha páginazinha no Facebook, que tenho sim senhora, e de quando em vez calha em ir espreitar as páginas pessoais de pessoas alheias. A impressão que me dá depois de fazer este exercício por alguns minutos é de que todas as pessoas são lindas, todas as pessoas são felizes, todas as pessoas visitam sítios interessantes, todas as pessoas têm muitos amigos (e esses amigos são todos fantásticos! E lindos também!), todas as pessoas lêem muito porque todas as pessoas gostam de Fernando Pessoa, todas as pessoas viram filmes fantásticos com um elenco ainda mais fantástico, todas as pessoas gostam de boa música, e por aí fora. Todas as pessoas aparentam ser perfeitas, aparentam ter uma vida perfeita, um trabalho perfeito, uma família perfeita. E são lindas. No Facebook ninguém é feio.
Aparentemente.
E digo aparentemente porque é só mesmo aparentemente. Porque já não é a primeira nem a segunda (nem a terceira) vez que vejo alguém em fotografias e penso "Fogo, que pessoa linda, grande corpo blabla" e depois, calha em cruzar-me com essa pessoa na rua e é de meter medo ao susto. Mesmo. E raparigas que em fotografias parecem ter as maiores & melhores mamas do universo e depois vai-se a ver e ou têm menos mamas do que uma menina de 8 anos ou têm um espaço de 20cm entre cada uma. É tudo uma questão de ângulo. E de contraste e de luminosidade e essas merdas todas. Se eu meter uma fotografia minha a preto e branco, os meus olhos parecem extremamente claros. Já me perguntaram se tenho olhos azuis. Na verdade (a cores) os meus olhos são cor-de-mel.
E se eu aumentar o contraste de uma fotografia em que se veja o meu decote em grande plano, também fico com uns autênticos sufocadores de humanos. A sério.
E quem fala das fotografias pode falar da informação de perfil.
As pessoas fazem "like" a tudo o que lhes aparece à frente. Até àquilo que não conhecem. O que interessa é que tenham muitas coisas "like-adas" para encher o perfil.
Um dia falei com uma rapariga que tinha nos livros favoritos o Livro do Desassossego de Bernardo Soares e, sendo um dos meus livros favoritos, perguntei-lhe o que é que tinha achado do livro: nunca o tinha lido "nem caralhos sei quem é esse Bernardo". Aposto que se ela já leu alguma coisa na vida foi Margarida Rebelo Pinto e as suas teoria encantadoras sobre amor e iogurtes fora de prazo.
E é isto que eu acho deprimente nas redes sociais: parece uma competição para ver quem é melhor. As pessoas esquecem-se de que têm uma vida para criarem uma vida. Virtual. Eu acho isso triste, sinceramente. Acho completamente estúpido que as pessoas se tentem mascarar quando até é uma máscara que escorrega facilmente.

E lamento a qualidade do post de hoje, mas tenho toneladas de páginas para estudar e não tenho propriamente tempo para pensar nalgum assunto fixe para abordar. Sejam felizes.

16 comentários:

Caixa disse...

Como eu concordo com isso, não fazes ideia! Na net é tudo lindo e perfeito, mas a realidade é bem mais feia... de todos os ângulos.

rita jovi disse...

Concordo!!
Tenho uma página de facebook, mas posso-te dizer que nem de sombras tenho lata para tirar fotografias em ângulos especiais. Nem sequer com maquilhagem. Calhou calhou, pronto!! Não entendo a necessidade de afirmação das "glândulas mamárias" dessas raparigas...
Se formos bem a ver, tal como no comentário anterior: "a realidade é bem mais feia".

Luna disse...

Ana, verdade. e as pessoas mesmo depois de verem que a realidade é diferente, continuam a querer alimentar aquela vida que gostavam de ter a não têm.

Rita, dessas raparigas eu costumo dizer que têm um grande défice na sua capacidade de auto-estima. como se só se sentissem boas a mostrar aquilo que acham que as melhor favorece. ou que vai atrair mais a atenção.

Raquel Pires disse...

Estou a ler o Livro do Desassossego e estou a adorar...
Fernando Pessoa era um génio enorme mesmo!

Luna disse...

era mesmo, Hapi. é um livro espectacular para se ler com tempo e calma, não tudo de seguida.

The Mother of Mothra of ALL Bubbles disse...

Atão e o Carnaval

Dura mais que a vida

A vida são 2 dias e o Carnaval são 3

Acho completamente estúpido que as pessoas se tentem mascarar

Se tentem ?

Vivem mascaradas mesmo depois de mortas

até Luna's facebookistas

com livros desassossegados

os livros são máscaras da bida

ó pessoa que tem mel nos olhos

isso distorce a realidade

Gi disse...

Até eu lá pareço gira (apesar de só em algumas fotos)!Mas é quase um milagre...Hi!

Bitor disse...

eu neste momento estou careca no facebook!

Luna disse...

já reparei, Bitor

Caixeira Psicóloga disse...

Nunca me tinha dado ao trabalho de realmente reparar nesses pormenores mas se realmente é como dizes, a vida real depois acaba por ser uma decepçao porque nada é como lá está. Sendo assim, por essa lógica real, parece-me que as pessoas estão mais preocupadas em agradar virtualmente...

Alice disse...

Totalmente de acordo Luna maria. Bem há com cada raposa no facebook...Xiii é de morrer a rir ver fotos de raparigas que so falta terem no nome delas algo como: me comi vai! E mamas? é as toneladas. E o mais giro disso? é que ha meninas , neste casos especifico que metem merdas e merdas no soutien para no dia que vao tirar a fotos todas boas terem alta mamaçal e quando a gente as apanha na rua...hum...? Onde é que aquilo tudo foi? Mas pronto cada um sabe de si...Eu por exemplo tambem tenho facebook, tenho la fotos que metem medo de tao parva que estou nelas e outras que é como tu dizes é uma questao de angulo LOLOL ou tambem de fotografo. O que ainda acho mais piada é os gajos...ali alta cabedal mesmo á gajo todo bom e tal e depois, aquilo era tudo ar. Tudo fachada XD

Luna disse...

Miss B, completamente verdade. isto quase que serve como complemento ao post que o M fez, que dizia que as mulheres preferem internet a sexo.

Alice, eu tenho fotos em que estou bué de fixe, fotos em que estou normal e fotos em que estou a fazer as piores caras de sempre. mas acho que em nenhuma fotografia tenho o meu porte mamário assim em grande plano. o fakeado xD
gajos eu gosto é de ver as fotos em tronco nu. isso é que eu me rio x)

Para a Posteridade e mais Além disse...

fez, que dizia que as mulheres preferem internet a sexo

.mas acho que em nenhuma fotografia tenho o meu porte mamário assim em grande plano

pois não dá num é?

Luna disse...

porque é que és otário ao ponto de fazer perguntas óbvias? é para veres se eu sou otária ao ponto de te dar uma resposta óbvia como "não, não tem espaço"? ;)

O Eleitorado Morre Mas Não Se Rende disse...

claro...ou uma resposta

é próprio dos io gurtes fora de prazo

O Eleitorado Morre Mas Não Se Rende disse...

és tão pré visível.....