sexta-feira, 3 de setembro de 2010

CASA PIA


Uma nódoa na justiça! Uma palhaçada! Uma fantochada!
A prova de que o sistema judicial e quem tá nele precisa de ser revisto! Eu não acredito nele nem ninguém devia se satisfazer com isto!
Enfim...

79 comentários:

Anónimo disse...

Oh Hapi, tal como eu já disse no meu blog, eu estou parva com isto. Eu juro-te que não estava à espera que eles fossem condenados.
Por isso, sim, temos um sistema judicial que é uma merda, mas desta vez surpreendeu-me.
Creio que com o facto de eles terem sido condenados, nos deixa a nós e às vítimas minimamente sossegados. Acho...

Raquel Pires disse...

A mim não me deixa sossegada.
E se tiverem inocentes condenados?

Anónimo disse...

Oh Hapi, pior pior é se eles continuam por aí.
Que outros homens, com altos cargos, ficaram de fora? Esses é que me preocupam. Se estes gajos foram "puxados" para estas histórias, não foi por ordem do espirito Santo. E só o facto de que se tenham dado como provados os crimes, diz tudo. Não é? Pois...

Inês disse...

Eu sempre achei que ele iria ser condenado,mas como é que é a pena?Efectiva,suspensa,pulseira??É que ele anda com vontade de sair do país!!!Mas descansa que o Serra Lopes disse de manhã que está fresco e fofo para mais 8 anos de recursos,como disse de manhã!!!
Oh Hapi e os outros??

Raquel Pires disse...

Sara,
Eles provaram os casos com base em quê? Parece-me que há demasiados erros nisso, mas não sei...

Inês,
não sei como será cumprida a pena mas penso que enquanto isto andar em recursos não haverá pena efectiva.
Que outros?? (Não percebi...)

Inês disse...

Queria saber as condenações dos outros,mas já sei.
Mas como é que o Carlos Cruz diz que não há provas da culpa dele???

MariaEduarda disse...

O Carlos Cruz é uma figura pública e um bom actor. Por que raio haveria ele de vir dizer que sim, que há provas e que é culpado? É óbvio que ele vai dizer SEMPRE que é inocente. SEMPRE!

A única coisa que é vergonhosa na justiça é terem demorado numa data de anos para declarar aquilo que toda a gente já sabia. Finalmente se fez justiça. Sempre pensei que aqueles sujeitos, que nem senhores são, saíssem impunes.

Aliás, a vergonha começa agora, porque vão haver recursos e mais recursos e os excelentíssimos pedófilos saem para a rua.
Enfim, o pior ainda é o Cruz que vem para a televisão nesta palhaçada que é inocente e que não há provas. Enfim. Só espero que a consciência lhe pese, e que mesmo que consiga enganar Portugal e sair impune, que sofra o dobro daquilo que fez sofrer - e este desejo é extensível a todos os condenados.

Raquel Pires disse...

Maria Eduarda,
As provas são muito baseadas em testemunhas (ou seja provas testemunhais) e isso eu não acho que chegue de fundamento (não querendo defender ninguém). É só que há demasiadas falhas...

Bitor disse...

o carlos cruz é culpado!
ele ja me violou....

Anónimo disse...

Olha oh Bitor, só por essa devias ser mesmo violado. Ao natural. Era bem feito...

Bitor disse...

olha me esta....
isso deseja se a alguem?

Anónimo disse...

Eu disse uma coisa bem menos grave do que aquilo que tu disseste.

Raquel Pires disse...

Bitor por favor, não digas MERDA!

Bitor disse...

merda?

Bitor disse...

ahahah ja disse!
ai fdx estao com assuntos serios!
uns defendem o carlos cruz outros nao e nao passa daí....
meus amigos essa historia toda nem sabemos um decimo da verdade(dito a mim por um ex aluno de lá!!!)

por isso who cares.....

Inês disse...

Nos anos 80 a Teresa Costa Macedo já sabia que existiam abusos na Casa Pia (deu ontem em reportagem geral na sic sobre o assunto)e toda a gente se calou porque não se podia falar.A bomba algum dia tinha que rebentar e rebentou há 8 anos.
Se eles foram acusados por ex-alunos é porque havia alguma coisa.O Carlos Cruz e o Ferreira Diniz chegaram a sair da prisão para irem ao Instituto de Medicina Legal para serem examinados,porque miúdos disseram que eles tinham sinais no corpo que por acaso lá estavam.Não me parece que isto tenha sido fruto da sorte, e se em muitos países testemunhos de pessoas condenam outras porque é que aqui há-de ser diferente???
Os abusadores de crianças não têm isso escrito na testa.
Tenho pena é que a bomba não tenho rebentado nos idos anos 80,muita coisa teria sido evitada.

Raquel Pires disse...

Bitor,
que não sabemos a verdade concordo, mas não digas asneiras como a de cima!!

Inês,
não confio nesses dados/provas. Pode-se contornar essas coisas. O dinheiro pode muito! Não iremos por ai para provar que são culpados. Há muita coisa, muito dinheiro, muita politica neste caso que influenciam tudo, inocentes, culpados, vitimas, arguidos. Enfim. Tanta coisa que há a dizer...

Inês disse...

Oh Hapi,acabei aqora de ler no site do sapo que Carlos Cruz ia divulgar nomes de politicos de vários partidos que estavam referidos e que nunca foram ouvidos....como é que ele sabe que estas pessoas têm que ser ouvidas??
Será que as encontrou por aí ou elas lhe confiaram um segredo?

Raquel Pires disse...

Nem uma coisa nem outra.
Quando estás metido num processo tens conhecimento dos inquiridos entre outras coisas, como tal isso também não é prova. E que há mais gente que devia ser condenada também já toda a gente sabe...
Herman José, Ferro Rodrigues, João Baião, foram nomes que passaram no processo e saíram, mas saíram bem? Não se sabe. É só um exemplo...

(atenção que não quero defender ninguém, apenas quero dizer que há erros demais e provas de menos)

Inês disse...

Mas o que ganha ele em acusar outras pessoas?Vai dizer basear-se num processo e em testemunhas que segundo ele não são credíveis porque não servem como prova??
O Herman comprovou-se que estava no Brasil em trabalho quando enunciaram as datas,e ele admitiu que sim tinha tido um caso com um rapaz mas que na altura ele já tinha 16 anos.
Eu continuo a acreditar que foram condenados porque mereciam

Raquel Pires disse...

Sim, o Herman foi provado. Tudo bem. Eu não disse que devia estar condenado.
Ele ganha o seguinte: demonstrar erros no processo, descredibilizar a justiça e assim a sua sentença! Vai influenciar a opinião publica que como já se viu tem um grande papel no processo (infelizmente). Acho que ganha muito... Ele descredibiliza as provas apresentadas a ele mas quanto a outros penso que não se mencionou portanto pode usar os nomes que quiser! Isto não acabou, disso tenho a certeza...

Eu acredito que existem erros graves demais para serem ignorados e como tal não foram bem condenados (embora provavelmente não sejam inocentes. Uma condenação tem que ter bases senão jamais será justa!

Anónimo disse...

Oh InÊs, eu concordo contigo.
Eu ouvi uma senhora a dizer, muito acertadamente, que hoje foram condenadas as pessoas certas.
Nós temos os vicio de "endeusar", as figuras publicas, mas elas também cometem crimes.
Todos os casos foram provados, como, não nos interessa.
Mas espero, muito sinceramente, que a partir de hoje, as crianças sejam levadas a sério. Isto é um assunto muito sério. Deu cabo da vida destes miudos. E eu fico profundamente irritada quando dizem que estes miudos mentiram, por dinheiro. Eles foram submetidos a exames. Exames esses que provaram que, de facto, foram abusados.
São as crianças que precisam de ser ajudadas e apoiadas, não são esses cabrões.

Raquel Pires disse...

Sara,
Há crianças que não foram submetidas a exames, alias era impossível passados tantos anos. E exames psicológicos são muito influenciáveis!
Sabes quantas crianças (e não falando deste caso) dão falsos testemunhos influenciados por várias coisas. Isso existe.

Anónimo disse...

Hapi, não vás por aí. O processo está no tribunal para quem o quiser ler. Tu nunca, mas nunca ouviste o Carlos Cruz, a dizer para nós lermos a processo como prova da inocencia dele. Os factos foram provados e como tal, houve (graças a Deus), condenações.
Basta um ter sido violado para estes cabroes serem presos. BASTA UM MIUDO.
E neste caso, foram submetidos a exames no instituto de medicina legal, vários miudos. Provou-se que foram violados. Isso basta Hapi. Podia até ter sido um miudo, caramba!
Isto é muito sério. Pedófilia é um assunto muito sério.

S* disse...

Eu só tenho pena que seja brando.

Petit Joe disse...

No inicio, todos disseram que confiavam plenamente na justiça e que estavam de consciência tranquila.
Pois, então fez-se justiça.
(Não sei como...)

Raquel Pires disse...

Sara,
sim basta um miúdo. Eu não disse que eles são inocentes, só estou a tentar demonstrar que acho que a demasiados erros e défice de provas. Já te passou pela cabeça que possa alguém estar mesmo inocente? incomoda-me muito que alguém inocente seja condenado.
Um aparte: Graças a Deus? Se houvesse um Deus...

Petit Joe disse...

Ninguém esperava um desfecho destes.

Raquel Pires disse...

Masquediabo,
isso de certeza.

Pirralho disse...

Olá!

Para haver uma condenação com penas tão altas, é porque existe algo! Em Portugal, a maior parte do pessoal (com poder) safa-se, por isso é de admirar que eles tenham sido culpados.
Seja como for, eles não a vão cumprir...
Deviam era mudar a lei.

Bjs,
KIpo

Petit Joe disse...

Mas confunde-me: um dos crimes mais horríveis, mais monstruosos, apenas dá 7 anos de prisão?
O que me escapa aqui?

Inês disse...

Masquediabo
Isso confunde-te???
A mim confunde-me que por causa dos recursos estão todos em liberdade,que os crimes podem prescrever e que com o passar dos anos as penas não vão ser nunca efectivas.

Raquel Pires disse...

Masquediabo,
surpreende-te? A maior parte destes casos dá 2/3 anos de prisão! Por ser a Casa Pia é que foram 7 anos. Ou seja já muito alta comparando com outros casos!

Inês,
mesmo que sem recursos nunca iriam cumprir tudo, porque?! Porque muitos já cumpriram prisão preventiva (o que "desconta" no total da pena) e normalmente em Portugal só se cumpre um quarto da pena por alegado bom comportamento, a lei está feita assim.

Petit Joe disse...

Alguma vez eu era capaz de ser advogado de algum destes monstros?...

Petit Joe disse...

La que o Vale e Azedo escape, pfff, lá que a Fatima F. ainda seja presidente de camara, que se lixe. Mas isto?
Não. isto faz com que todos os outros sejam insignificantes. Isto faz com que olhemos para a multidão e saibamos que no meio de nos andam por monstros, aberrações de colarinho, senhores doutores a quem muitos dão graxa e afinal são os que estão acima da lei.

Raquel Pires disse...

Masquediabo,
e se alguém tiver inocente? (não dizendo que está!) E depois é a profissão deles não?! Quando a escolherão tinham consciência disso. É uma profissão que exige fibra!

Inês disse...

Se o Vale e Azevedo escapou estes também escapam!!
Mas ohquediabo, estes advogados são necessários,são os chamados advogados do diabo.E este tipo anda sempre à caça de um bom crime para ter a sua dose de fama e poder subir na vida.Outros são já conhecidos por o serem,outros sei lá acreditam na inocência.Mas concordo contigo,era incapaz de defender esta gente,mas espreita lá os grandes escritórios de Direito Penal,são só grandes nomes que por lá andam nas defesas.

Petit Joe disse...

E se alguém está inocente, então pelos vistos não será grave porque têm todos os melhores advogados nacionais e ninguém acabará por ir preso.
Temos pena é que as vitimas não puderam ter os melhores advogados nacionais também.

Inês disse...

Eu tive uma fase da minha vida em quis ser advogada.Só não fui para Direito por causa da específica que na altura era filosofia e eu não me entendia com as minhas filosofias quanto mais com as dos outros.
Mas acho que uma pessoa quando estuda direito lá deve haver uma altura em que escolhe ou uma especialização ou um ramo do Direito que quer exercer.
Nem todos os advogados que existem são capazes de defender os grandes criminosos no geral que por cá andam.
Mas que têm que ter fibra têm,admito isso.

Raquel Pires disse...

Há advogados do estado que são obrigados a aceitar casos... O advogado do Bibi foi atribuído pelo Estado (ou melhor pelo Ministério Público) por exemplo, (porque toda a gente tem direito a defesa).

Inocentes ou culpados eles nunca vão ser presos... Isto vai andar em recursos!

Raquel Pires disse...

E já agora Maquediabo é grave sim! Porque o nome deles já ficou sujo...

Inês disse...

Oh Hapi,mas mesmo sendo do ministério público já tem fama à conta do cliente e muitos lhe hão-de bater à porta.
Mas o rei dos gnomnos também tinha um advogado do ministério público,mas logo uma empresa de advogados XPTO abarbatou o caso!!

Raquel Pires disse...

Inês,
Sim. Só queria dizer que muitos não querem estes casos mas tem que ser.
E também claro que há muito dinheiro (é o mal de muita coisa na sociedade) metido nestes casos e fama e tudo isso. Mas penso que um advogado integro pode aceitar defender o pior dos criminosos, é a sua profissão.

Inês disse...

É verdade sim.Não vamos enfiar todos nos mesmo saco.Quem escolhe Direito Criminal lá deve saber o porquê e ao que se sujeita.
Isto só me lembra um filme muito bom: a raiz do medo com o Richard Gere e o Edward Norton.

Raquel Pires disse...

Que não é para todos não é!

Anónimo disse...

Eu continuo a achar que, se estes gajos foram condenados é porque tiveram alguma coisa a ver com o caso.
Acho 7 anos, muito pouco.
Acho uma vergonha que, ainda hoje se pense que as crianças mentiram.
É de lamentar que, mesmo depois de estar tudo provado, e as condenações feitas, hajam pessoas a defender aqueles gajos.
Isto é a sociedade onde vivemos. E é muito triste. Já disse e volto a repetir que, nenhum dos gajos condenados, estão inocentes.
Quem leu o processo, fica com a perfeita noção disso.
Por isso, quem ainda não leu, que se informe melhor antes de dizer parvoices.

Para a Posteridade e mais Além disse...

Quem leu o processo, ó sobrenome 20 ou 30 mil páginas só um maluco
lia o processo
eu sou maluco, mas nem tanto


Eu não acredito nele(em quem?


nem ninguém devia se satisfazer com isto!
isto o quê?

é só casa pia e futebol

um processo que custou dezenas de milhões de euros

2 ou 3euros/portuga
ou 10.000 subsídios sociais
que foram cortados

ora ora enfim
a cada uma as suas taras
satisfazer-se com...?

Para a Posteridade e mais Além disse...

o nome deles ficou sujo
é só limpar

limparam-no desde os anos 80
se não o fazem agora é por falta de detergente

Raquel Pires disse...

Oh Sara já leste o processo?
"Quem leu o processo, fica com a perfeita noção disso."

Anónimo disse...

Excertos, sim.
E mesmo na televisão, são lidos excertos desse mesmo processo.

Raquel Pires disse...

E por isso então achas tudo isso que disseste em cima? Tens tanta certeza.

Luna disse...

ora, ninguém conhece os envolvidos nesta merda para dizer "ele é inocente, ele é culpado"; nenhuma das pessoas que está para aqui a dizer "X ou Y é inocente" tem aptidões para afirmar tal coisa; o mesmo para os que afirmam "X ou Y é culpado". "EU ACHO QUE"?! mas que é essa merda? e o que é isso interessa? EU ACHO QUE não se devia vender brócolos porque sabe mal e não é por isso que deixamos de os ver no supermercado. portanto, é como digo, quem tem aptidão para lidar com este tipo de casos já o fez. e se vocês não confiam na justiça portuguesa, são de facto um óptimo exemplo de cidadãos. ÓPTIMO!
Que são inocentes vão eles sempre dizer. SEMPRE! é pura psicologia.
Mas que merda, a sério. Quando eles estavam "a monte" era uma vergonha porque andavam à solta e podiam voltar a fazer mal ás criancinhas, agora "vão dentro" e é uma vergonha na mesma? uma vergonha é a merda de cabeças das pessoas que não sabem de nada e se julgam sabedoras de tudo. isso é que é uma vergonha.

Anónimo disse...

Luna, mas ninguém nos impede de criticar certas e determinadas situações, certo?
E EU ACHO muito bem que toda a gente dê a sua opinião.

Hapi, pela ultima vez: se eles foram julgados é porque, realmente, estiveram envolvidos neste caso. Ponto.
E quem não se acredita nisso, que leia a porra do processo, ora. É para isso que existem processos.

Luna disse...

Oh Sara era aí que eu queria chegar. se foram presos é porque têm culpa no cartório e mete-me nojo que dêem o tipo de opinião sem fundamento que dão em relação ao "ele é inocente". o caralho é que é inocente.

Anónimo disse...

ah, percebi que tinha dito o contrário.
Eu concordo contigo Luna. Também acho estanho ver o Carlos Cruz nesta situação. Eu ainda me lembro da Bota Botilde. :)
Mas caramba, chamar mentirosos aos putos só para inocentar estes cabroes, tira-me do sério.

Raquel Pires disse...

"Luna, mas ninguém nos impede de criticar certas e determinadas situações, certo?
E EU ACHO muito bem que toda a gente dê a sua opinião." Nisto concordo contigo, e como tal e por isso mesmo também tenho o direito de discordar da tua posição quanto ao processo ao afirmar que são realmente todos culpados! (mas são só opiniões... acho que não há motivo para nada disto te tirar do sério, até porque nada poderá provar que tens razão por agora visto que isto ainda não terminou.)

Raquel Pires disse...

Oh Luna, e sem querer ofender visto a linguagem que tu usaste, mas ao afirmares isto: "uma vergonha é a merda de cabeças das pessoas que não sabem de nada e se julgam sabedoras de tudo. isso é que é uma vergonha" não estás tu própria a cometer o que condenas visto dizeres isto a seguir: "se foram presos é porque têm culpa no cartório e mete-me nojo que dêem o tipo de opinião sem fundamento que dão em relação ao "ele é inocente". o caralho é que é inocente." visto que tendo tu o conhecimento que o resto do país (presumo) estás também tu a fazer juízos de valor.

Luna disse...

não, estou a limitar-me a agir como cidadão decente e confiar na justiça do meu país.

Petit Joe disse...

Tou um bocado fora do assunto casa pia. Alguém me pode dizer onde ler o processo? Ou parte dele. Ou um resumo.

Raquel Pires disse...

Um cidadão decente?
Tu confias num sistema judicial como o português onde a própria Ordem e o Bastonário criticam e dizem que tem de ser revisto?
Ser um cidadão decente, além de outras coisas, é ser critico e quer mais!

Raquel Pires disse...

*querer mais!

E mais, não podes criticar quem dá opiniões quando tu também das uma, com a mesma base de partida!

Luna disse...

eu não dei uma opinião. eu referi um facto.

S* disse...

E mais não digo porque já disseste tudo. Ridículo.

Raquel Pires disse...

É um facto que eles não são mesmo inocentes? (alguns) Como podem ter tanta certeza. Eu não tenho.

.I. disse...

Permite-me uns piquenos ajustes:

"Uma nódoa na justiça! Uma palhaçada! Uma fantochada!
A prova de que o sistema pedófilo e quem tá nele precisa de ser visto! Eu acredito nele nem ninguém devia se satisfazer com isto!
Enfim..."

Luna disse...

Oh Hapi, ninguém tem interesse em meter inocentes na cadeia, ponto final. era desperdício de espaço. é mais provável que ande gente culpada à solta, do que gente inocente lá dentro. Achas que os miúdos mentiram, foi? então quem é que os violou? Foram raptados por ET's e pimba? Oh.. se foram condenados (e tiveram não sei quantos anos a analisar provas portanto...) é porque têm culpa no cartório. se a Justiça diz "são culpados" eu acredito que são culpados e acabou. como é que é suposto a Justiça funcionar quando não se acredita nela. pois é. e portanto, por muito que custe aceitar que alguns deles sejam culpados, a verdade é que são ou caso contrário não lá estariam basta terem cometido um crime Hapi, um! tanto que até houve um ou uma, não sei, que foi declarado inocente. por falta de provas. os outros ficam porque olha, porque há provas. e acabou.

Raquel Pires disse...

.|.
CRESCE! :)

Raquel Pires disse...

"Oh Hapi, ninguém tem interesse em meter inocentes na cadeia, ponto final." (Ya, se ganhares dinheiro com isso e ainda tiveres interesses politicos pelo meio realmente ninguém tem interesse...).

"Achas que os miúdos mentiram, foi? então quem é que os violou? Foram raptados por ET's e pimba?" (Não. Não tou a dizer que não foram todos e que todos mentem, mas que alguns estão a omitir e simular muita coisa. Assim como não digo que são todos inocentes)

"como é que é suposto a Justiça funcionar quando não se acredita nela." eu não acredito na justiça portuguesa precisamente porque ela não funciona (bem), o que não impede que venha a funcionar e por isso mesmo não me satisfaço.

"tanto que até houve um ou uma, não sei, que foi declarado inocente. por falta de provas. os outros ficam porque olha, porque há provas. e acabou." Pois mas está muita gente condenada (que inocentes ou não) não tem provas suficientes para se reverem nesse estatuto.

Mas pronto, temos opiniões diferentes, mas ambas válidas até que o processo REALMENTE acabe, porque ainda acabou.

Petit Joe disse...

1200 volumes, cada um com cerca de 600 folhas. (total de 720000 folhas),
10% são 72 000.
2 minutos por cada dá 144 000 minutos, 2400 horas, 100 dias.

Alguém, sabe onde encontrar um resumo bem compacto?

.I. disse...

Há um bom resumo: CULPADO! (infelizmente, ninguém parece (querer) saber onde caralho anda isso).

Luna disse...

eu apoio o/a pilinha

Petit Joe disse...

Culpado...
Se ficasse resumido a isso!...

Luna disse...

todos culpados menos um e potenciais culpados ainda por descobrir.

Petit Joe disse...

Todos menos um...qual?

Luna disse...

agora já não me lembro do nome. acho que foi a gaja.

Petit Joe disse...

Já sei:
Não foi condenada por pormenores técnicos!
Que é isto? O que se passa?
Quem legislou, legislou mal! quem foi? Ninguém sabe. Mas devia de haver alguém que se responsabilizasse por este erro "técnico", especialmente num caso como este.
Devíamos der muito mais bem esclarecidos sobre a razão das penas serem tão leves num crime tão horrível/monstruso/inaceitável.
São meios culpados ou meios inocentes?
Tiveram atenuantes?
Porquê afinal?
Para mim não meios culpados!
Ou sim ou não!
Se sim cadeia para o resto da vida!

Anónimo disse...

ooh Hapi... não entendo como ainda podem defender estes animais.. o mau foi muitos terem saido impunes (por tirarem sinais do corpo (que só com intimidades é que se viam) que as vitimas tinham referido como prova, por exemplo!) e as penas serem tão leves, ainda levam comida de borla!...
e é obvio, como a maria eduarda diz, que eles nunca se iriam condenar a si próprios dizendo-se culpados..

Raquel Pires disse...

Não respondo a comentários anónimos e além disso já dei a minha opinião.

MC disse...

Satisfazer com isto?

Referes-te a quê? A abusar dos putos?
Também acho!